14 fevereiro 2017

A Origem do Carnaval



Olaaaaaaa minha gente, 
Enfim chegamos ao mês do carnaval, e como o Aleatória Ironia também transmite muita cultura e informação, hoje lhes apresento a história do carnaval, onde surgiu, porque surgiu e como chegou ao Brasil, comemorar é muito bom, mas o carnaval nem sempre foi destinado ao povão (nós), e nem sempre teve marchinhas e samba. Modéstia à parte, o carnaval só ficou bom mesmo quando chegou aqui no Brasil, e vou lhes falar, demorou bastante, viu... Ficou curioso? Então borá comigo pro primeiro textão informativo e cultural Sobre o Carnaval, que esse mês tá recheado...

O carnaval teve início a milhares de anos, entre os Romanos e Gregos, o carnaval lá era uma festa pagã cheia de comida e bebida, para comemorar as colheitas e agradecer as divindades, e era uma festa que ocorria entre Novembro e Dezembro. (Imagina, hoje em dia comemorar carnaval junto com Natal?!)

Lá Pela Idade média, a igreja decidiu adotar algumas festividades antigas ao seu calendário, o Carnaval passou a ser comemorado então, antes da Quaresma (onde cristãos ficam 40 dias sem comer carne até a Páscoa), o carnaval era basicamente uma despedida de solteiro, mas no caso,a despedida daquele bifão no almoço até a sexta feira santa haha’ #EpocaDeMaldade #VemChurrasco

A origem do nome tem duas teorias, a menos provável, pois não possui fundamento histórico, que diz que vem da expressão em latim “carrum novale”, uma espécie de carro alegórico e a mais provável, que diz que vem da expressão “carnem levare”, que significa, “carne vale!” (Adeus carne :\ ), que faz relação ao período de Quaresma.

Depois de um tempo, pelo século 13, na Itália, as festas foram ficando melhores, eram feitos bailes de máscaras, o que é considerado a primeira aparição das fantasias, mas nessa época o povão não comemorava, somente a Nobreza.  E não pensem que tocavam musicas animadas naquela época não, eram tocadas óperas nesses bailes. (Imaginem que bosta deveria ser) As mascaras junto com as fantasias se popularizaram apenas pelo século 19, fazendo parte das festas por toda a Europa. (quem diria uma das partes mais legais de hoje é se fantasiar...)

E aí finalmente o Brasil entra nessa história, GRAZADEUS e vocês vão entender porque. O carnaval chegou aqui junto com os portugueses.
 No século 16/17, por pura influência dos portugueses, nossos carnavais se resumiam ao entrudo (agora é a hora que você se pergunta, que bosta é essa? Calma, vou explicar...), o entrudo, é uma série de jogos e brincadeiras populares, foi bem o início dos nossos carnavais de rua, entrudos eram bonecos gigantes de madeira e tecido, e os jogos variavam de bairro pra bairro, e haviam dois tipos, o familiar e o popular:

  • O familiar, eram brincadeiras e jogos mais tranquilos, voltados mais para entretenimento e diversão, ocorriam em casas de famílias ricas ou centros urbanos, as brincadeiras eram mais pra fazer uns amigos e criar laços. #LetsBEfriends

  • O popular ocorria nas ruas, com brincadeiras do tipo, guerra de ovos, água suja, urina, frutas podres.... SIM, NOJENTO... Era bem agressivo e extremamente desrespeitoso.

Mas isso começou a acabar a partir do século 19, os governantes acabaram com o entrudo popular, o proibindo (um PS aqui, no interior de Tocantins, ainda é praticado o entrudo, porém de maneira respeitosa e organizada, a guerra de água LIMPA, é a brincadeira mais tradicional por lá)

Ainda no século 19, as famílias mais ricas passaram a levar os carnavais para os salões, com óperas como musicas (zzZZ pessoal não sabia mesmo comemorar), só  em 1899 foi feita a primeira marchinha (mas isso é assunto para outra publicação).

Em 1920, Getúlio Vargas (se você gosta de carnaval e não gostava dele, agora você vai passar a gostar pelo menos um pouquinho), aderiu aos sambas, e o Estado passou a organizar o carnaval, deu licença para desfiles, investiu em escolas de samba, foi mais um jogo de marketing pra ele se aproximar da população,  tudo bem, mas foi o melhor jogo que ele fez, pode confessar ;)

E hoje é essa bagunça que todo mundo conhece, temos carnavais de rua, o carnaval de Salvador, o do Rio e todo mundo se diverte muito

E é isso por hoje, pessoal, semana que vem Tem mais sobre blocos, marchinhas...  Então se você gostou dessa publi, não perca a de semana que vem :)

...Não esquece de compartilhar com os amigos ;)